quarta-feira, 3 de junho de 2009

Despedidas

Chegou ao fim este ano lectivo,o que significa também o fim do nosso projecto, portanto estamos aqui para nos despedirmos de todos os visitantes do blogue.
Agradecemos a quem acompanhou, através do blogue, o desenvolver do nosso projecto, ao longo do ano lectivo.
Esperamos que este blogue sirva para esclarecer e ajudar os visitantes da nossa página.
Em relação ao nosso projecto, os objectivos foram bem conseguidos e o nosso produto final esteve de acordo com as nossas expectativas.
Finalmente, temos de agradecer a todas as pessoas da escola que colaboraram com o nosso projecto: professores, funcionários, alunos e de um modo especial a nossa turma.
É com bastante satisfação, em relação a todo o projecto desenvolvido, que nos despedimos.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESCOLA EM MOVIMENTO

Nos dias 5 e 6 de Maio os alunos do 12ºA realizaram a actividade “Escola em Movimento” no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
As actividades realizadas fazem parte do produto final de um projecto desenvolvido ao longo do ano, cujo tema é o desporto, a alimentação e a qualidade de vida (“Desporto, dinamismo universal”). Uma das principais finalidades deste projecto é incentivar a comunidade escolar a praticar desporto, e a adquirir hábitos saudáveis. Para isso, foram escolhidos estes dois dias para cumprir com o objectivo. No primeiro dia realizou-se um triatlo das modalidades (futsal, andebol e basquetebol). O triatlo destinou-se aos alunos do 3º ciclo e secundário que no 2º Período, através de inquéritos aplicados, revelaram as suas preferências desportivas. No segundo dia, os alunos do 2º ciclo e a turma de 4º ano puderam participar num peddy papper. Além destas actividades durante os mesmos dias, foi feita uma exposição com alguns trabalhos no âmbito do projecto, para quem a quisesse visitar.
Verificou-se uma boa adesão por parte dos alunos, especialmente dos mais pequenos que ao longo da manhã de 4º feira se divertiram a percorrer um circuito pela escola. Esta adesão surpreendeu pela positiva os alunos envolvidos no projecto.
Relativamente às equipas vencedoras, cada elemento da equipa recebeu um certificado de vencedor, e ainda material escolar fornecido pela escola.
Deve-se um agradecimento aos professores que colaboraram e permitiram a participação dos alunos nas actividades, de um modo especial aos professores de educação física, pelo empenho e ajuda que deram. Também o resto da turma deu uma grande ajuda, tanto no triatlo como no peddy-papper, contribuindo para que tudo corresse muito bem.
Depois de realizadas as actividades, conclui-se que os alunos aderem bem à ideia de praticar desporto, e conseguem fazê-lo mantendo um espírito de cooperação, e garantindo o fair-play necessário para que das actividades desportivas organizadas não resultem quaisquer problemas.
Fotos marcantes das actividades:



Legenda: (de cima para baixo)
- Equipa vencedora do peddy-papper:
André Rebocho (6ºB);
Daniel Bibes (6ºB);
Manuel Cabaço (6ºB);
Pedro Pirraça (6ºB).
- Equipa vencedora do triatlo:
César D’Orey (11ºC);
Fábio Ribeiro (8ºB);
Pedro Milho (11ºC);
João Nico (8º C);
Raquel Borrego (8ºA).
- Grupo responsável pelo Projecto:
Gonçalo Sousa;
Fábio Salvador;
Ana Valverde;
Rui Rico
.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Calendarização das actividades

Peddy Papper (6 de Maio)
- Cada equipa deve apresentar-se no local da partida 5 minutos antes da hora prevista para a partida.
- A turma de 4ºano dará início à actividade, às 9h, seguindo-se o 5º ano e finalmente o 6º ano.
- A actividade a realizar no dia 6 de Maio, decorrerá apenas dentro da escola.
- Os percursos serão entregues aos alunos imediatamente antes da partida.
Segue-se uma lista com a ordem de partida das equipas:

4º ano (9h) *
Diabos Vermelhos
Os cangurús
Os terríveis
Anjinhos
Múmias
Vaidosos
5º ano (10:10h) *
Os turbulentos
Os conquistadores
Outra equipa
The Wrestler's
Four girls
Falções
Girls and Boy
Star Play
Quarteto Fantástico
6º ano ( 11:00h) *
Diabinhas
JV
Four girls II
Malucanos
Girls Stars
Anjos da Morte
Evaluation
Metro e meio
Cunitiuáuá
004
* Nota:
As equipas partirão duas ao mesmo tempo, e o intervalo entre cada partida será de 2 minutos.
Triatlo das Modalidades (5 de Maio)

Neste torneio cada equipa irá realizar um jogo em cada modalidade, futsal, andebol de praia e basquetebol, cada uma com a sua respectiva equipa adversária. A equipa que ganhar o maior número de jogos passa a fase seguinte.

Cada equipa deve-se apresentar 5 minutos antes do jogo que irá realizar. Cada elemento da equipa deve possuir o equipamento adequado para a prática desportiva.

Os jogos de futsal irão realizar-se no pavilhão desportivo, os de andebol de praia e o basquetebol no campo exterior da escola.
As actividades irão iniciar-se as 9 horas do dia 5 de Maio.


Equipas
1- NÃO CHEGAMOS A UM ACORDO
2- Just for fun
3- Perna de Presunto Preto
4- Chokoait
5- Bad girls
6- Os abrazados do clima
7- Puerros
8- O limite e o chão
9- My Brutes
10- Adolescentes Rebeldes





domingo, 26 de abril de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

Modalidades desportivas

Com base na análise dos inquéritos, conclui-se que as modalidades preferidas dos alunos são o futebol, o basquetebol, o andebol e o voleibol. Assim, recolheu-se informação destas quatro modalidades desportivas.
Futebol
O futebol é o desporto colectivo mais praticado do mundo. Uma equipa de futebol é constituída por 11 jogadores. O jogo tem como objectivo marcar golo na baliza adversária.
Os primeiros indícios de um desporto entre equipas com bola e com os pés data do século III A.C. na china, este desporto tinha o nome de Cuju.
A partir do século III A.C. o futebol ganhou dimensões um pouco “agressivas”, por exemplo no século XII o Rei Eduardo II de Inglaterra proibiu esta pratica pois o jogo acabava em brigas, destruição e até mortes.
O futebol apesar de proibido nunca deixou de ser praticado em Inglaterra, no século XVIII através de escolas o desporto ganhou outra dimensão “mais organizada”, as primeiras regras oficiais e os primeiros campos exclusivos para a prática desportiva são criados. A partir deste século o futebol ganhou fulgor e viabilidade para se tornar o desporto mais visto e mais praticado no mundo.

Basquetebol

O basquetebol foi inventado em 1891, por James Naismith, nos E.U.A;
O primeiro jogo de basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol;
O basquetebol feminino iniciou em 1892.

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos), simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

O jogo dura quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.

A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contacto da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.

Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.

Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.

Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que se pretende. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).

O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.

É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: obstrução, carregar, marcar pela retaguarda, deter, segurar, uso ilegal das mãos, empurrar.

Gestos técnicos

Drible

Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
Drible de protecção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola. Roubar a bola do adversário é considerado um drible de protecção.
Drible pedalada - Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.

Passe

O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

Passes de peito e picado - utilizado em curtas e médias distâncias.
Passe por cima da cabeça utilizado em curtas e médias distâncias, sendo mais específicos para o pivô.
Passe de ombro - utilizado em médias e longas distâncias, sendo muito utilizados em contra ataques.

Andebol
O andebol é um jogo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores (1 guarda-redes e 6 jogadores de campo).
O campo de jogo é rectangular, limitado por duas linhas laterais e duas linhas de baliza, onde está colocada uma baliza.
O objectivo do jogo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e evitar que ela entre na nossa. Constando o jogo de duas partes de 30 minutos, onde no fim ganha quem tiver um maior número de golos.

A bola é jogada exclusivamente com a mão, podendo ser rematada, passada ou conduzida em drible. Com a bola nas mãos apenas se pode dar 3 passos, tendo por isso de ser efectuado o drible, o passe ou o remate antes de se dar novo passo.
Voleibol
O Voleibol é um desporto colectivo jogado por duas equipas num terreno dividido ao meio por uma rede.
William George Morgan (director de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), em Massachusetts, nos Estados Unidos da América do Norte no ano de 1895) foi o grande criador desta modalidade.
O objectivo do jogo é enviar regulamentarmente a bola por cima da rede, de forma a tocar o campo contrário e impedir, por outro lado, que ela toque o chão do seu próprio campo. Cada equipa dispõe de três toques para devolver a bola (para além do toque do bloco).
A bola é posta em jogo com o serviço: o jogador que efectua o serviço bate a bola de forma a enviá-la por cima da rede para o campo contrário. A jogada desenvolve-se até que a bola toque no chão, seja enviada para fora ou uma das equipas não a consiga devolver correctamente.
Em cada jogada é ganho um ponto (sistema de ponto por jogada). Quando a equipa que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito de servir e os seus jogadores efectuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Estatísticas

Como pode ter reparado, temos estado sem dar notícias desde o final do primeiro período. Esta ausência deve-se ao facto de estarmos a realizar uma actividade que necessita de muita atenção. Esta consiste na aplicação de inquéritos a alunos da nossa escola, no inicio do segundo período. Escolhemos os alunos de secundário, portanto aplicámos o inquérito a todas as turmas de 10º, 11º e 12º ano. Este encontra-se dividido em três partes: primeiro tem questões sobre o desporto, depois relativas à alimentação, e finalmente sobre os hábitos de vida.

Depois do tratamento dos dados provenientes dos inquéritos, já estamos em condições de voltar a postar. E nada melhor do que deixar aqui uns gráficos acompanhados por uma pequena reflexão.

Começando pelo tema do desporto, havia uma questão de resposta livre sobre as modalidades desportivas preferidas.






Apesar da diversidade de preferências, ao longo dos anos, verifica-se que prevalece o gosto pelo futebol. Destaca-se também a preferência pela natação, excepto nos 19 anos.
São os alunos de 15 anos que mais gostam de modalidades um pouco diferentes, como: a patinagem e a luta livre.



Passando agora à parte da alimentação, foi colocada uma questão relativa ao peso e altura. Para melhor representar as respostas obtidas, calculou-se o IMC, e fez-se um gráfico.

Este gráfico demonstra que desde os 15 até aos 19 anos prevalece o IMC normal (entre 18,5 e 24,9). Existe uma percentagem de baixo peso e de peso acima do normal, mas nada de muito grave.


Em último lugar, fala-se de hábitos de vida. A questão escolhida refere-se ao consumo de bebidas alcoolicas.

Nesta questão, a maioria dos alunos escolheu a opção às vezes. Como o ideal seria responderem não, então é necessária alterar alguns comportamentos.